quarta-feira, 9 de julho de 2014

Passando em medicina sem "neura"

Você já pensou em passar em medicina? E nove vezes???

Impossível
Leia esta reportagem:

"Passar em Medicina é muito difícil, mas conseguir essa façanha aos 16 e fazê-la nove vezes pode até parecer impossível. Não para Marcela Santos, 16 anos, que quer ser médica e pôde escolher entre nove universidades diferentes para começar a carreira.
A estudante foi aprovada na USP, na Unicamp, na Unesp, na Unifesp, na UFRJ, na UFCG, na Puccamp, na Puc-PR e na Unimes. Marcela chegou a fazer provas em estados diferentes - tentou até a UFSM, no interior do Rio Grande do Sul.

"Realmente não achei q fosse passar em nenhuma", afirma a humilde vestibulanda.
Agora já matriculada na USP, a estudante conta que, apesar de ter pulado a série anterior à 1ª do ensino fundamental, em que entrou com seis anos, não era a melhor da turma nem a mais aplicada.
"Eu estudava mais de véspera", lembra Marcela, que afirma que gastava boa parte do tempo livre com atividades extra-curriculares, como balé.
Porém, no último ano antes do vestibular, a rotina de Marcela mudou. A aluna passava todas as tardes no colégio, estudando e tirando dúvidas. Até maio, o tempo livre era usado apenas para dormir e comer, mas não estava dando certo.

"Eu estava muito cansada, não comia direito nem dormia. Aí, diminuí as horas de estudo", recorda.
Com um foco mais equilibrado, o sucesso foi certeiro. Confira abaixo os conselhos da paulista para fazer bonito nos vestibulares:
- Preste muita atenção nas aulas. "Me dediquei a fazer mais isso, a me focar mais nas minhas dúvidas", diz Marcela.
- Saia, socialize. Faça programas leves e curtos, como jantar com os amigos.
- Faça o máximo de simulados possível. Marcela fez, por exemplo, o da Fuvest e o do Enem.
- Treine o seu tempo e a sua resistência física. Isso pode fazer muita diferença na hora da prova.
- Tente aprender com as provas antigas que fez, entender por que errou. "Essas questões podem cair em outros vestibulares", diz.
- Procure fazer muitas redações. Uma por semana, se possível. "Claro que tinha semanas que não dava, mas eu tentava manter o ritmo." Ler os editoriais dos jornais de grande circulação ajuda para argumentar nos textos. Fazer resumos desses editoriais também é uma maneira de fixá-los.
- Esteja por dentro do que acontece no país e no mundo. "Eu lia bastante jornal, pelo menos o caderno principal, e assistia ao noticiário à noite", recorda. Atividades como essa fizeram Marcela acertar, por exemplo, questões sobre o vazamento de petróleo que ocorreu no Golfo do México em 2010, que caiu em várias provas. "Valeu a pena prestar atenção."

Gostou?
Se ela conseguiu, você também pode conseguir.
Chega de conversa vamos às dicas:

Reunimos as dicas mais importantes para passar no vestibular de medicina.
Plano de Estudos
Primeiramente, o estudante interessado em conquistar uma vaga na universidade deve organizar a sua rotina de estudos. Com um plano de estudos definido, a organização das matérias e o controle do tempo ficam mais fácil, e consequentemente, você consegue ser mais eficaz nos estudos.
O plano de estudos pode ser feito em uma tabela no papel ou no computador com sete linhas representando os dias da semana , e nas colunas, as matérias correspondentes que devem ser estudadas naquele dia. O plano de estudos serve para qualquer organização de estudos, seja para o vestibular ou para concursos públicos.
O plano de estudos para o vestibulando de medicina precisa abranger todo o cotidiano do vestibulando. Os compromissos como aulas, trabalhos e períodos de descanso. Inicialmente, os estudos para o vestibular precisam começar aos poucos, de preferência entre uma hora e meia e duas horas de estudos por dia. Lembre-se que o plano de estudos deve abranger atividades físicas que são importantíssimas para a aprovação e mantêm a motivação do aluno em dia.
Reserve a maior parte do seu tempo de estudo para matérias a qual você possui mais dificuldade para aprender, tanto pelo tamanho do conteúdo dado ou pela natureza das informações. Conheça os dias mais favoráveis para o estudo de forma a reservá-los às matérias mais difíceis, e os dias em que você acredita possuir um rendimento menor, para as disciplinas com menor nível de dificuldade.
Exercícios Físicos Durante os Estudos
Consuma alimentos naturais e pratique exercícios de relaxamento durante as pausas entre matérias. O exercício físico ajuda a manter a motivação no estudo para vestibulares concorridos como o de medicina. Reserve parte do seu tempo vago para assistir a um bom filme ou a sua série de tv favorita. Tudo isso para evitar o estresse devido à quantidade de disciplinas para estudar. O estresse é uma arma perigosa para os vestibulandos, ele diminui a concentração do estudante e, consequentemente, reduz o desempenho.
Com o dia da prova de medicina se aproximando o estudante precisa reservar toda a semana para estudar. Nesse período, o estudante já deve ter estudado toda a programação do vestibular para evitar possíveis chutes na prova.
Disciplinas
Vestibular para a USP ou Seleções como o ENEM costumam dar ênfase as matérias de exatas, a parte de português que está inserida em linguagens e códigos não exige um conhecimento tão aprofundado em língua portuguesa, apenas as partes de interpretação de textos, figuras de linguagens e significação vocabular.
No dia da prova, evite levar anotações do que estudou ou alguns livros, isso pode ocasionar nervosismo durante a prova. Essa interferência na parte emocional dos candidatos derruba até aqueles que estudaram com mais afinco.
Local de Estudos
Evite sair de casa e aproveite os fins de semana para os estudos. Não se preocupe com a concorrência, faça a sua parte e durma oito horas de sono por dia. Escolha um bom lugar de estudos com boa iluminação e que seja silencioso.
Avaliação do Vestibulando

Avalie o seu desempenho com exercícios das disciplinas estudadas no dia anterior e revise tópicos importantes das matérias. Caso faça cursinhos preparatórios, que são uma excelente ajuda durante a corrida pela aprovação, não deixe acumular dúvidas, espere sempre o professor para saná-las o quanto antes, e preste bastante atenção nas aulas dos cursos preparatórios para o vestibular.

FOCO, FOCO E MAIS FOCO.


*** Beijos da Keitty ***



Nenhum comentário:

Postar um comentário